Entre Infâncias E Espaços Urbanos: Uma Etnografia De Vilas Do Atlântico, Região Metropolitana De Salvador

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Nesta instigante obra antropológica, mergulhe em um estudo que desvenda os segredos do cotidiano das crianças de Vilas do Atlântico, uma região próxima à capital da Bahia, voltada para setores sociais privilegiados.
O autor conduz uma meticulosa etnografia para compreender a forma única de habitar dessas crianças. Definindo conceitos cruciais, como infância, rede parental, habitar, imagem e uso do espaço, ele nos revela as razões por trás dessas escolhas numa abordagem técnica e precisa que fundamenta toda a pesquisa.
Nos capítulos iniciais, uma reflexão teórica interdisciplinar estabelece as bases da investigação. A infância, com suas diversas singularidades, emerge como categoria geracional central. A rede parental, influente no mundo cultural da infância estudada, também é analisada. E o ato de habitar, é escrutinado para uma boa compreensão do seu impacto na vida de qualquer pessoas.
O segundo e terceiro capítulos nos transportam para o cerne da pesquisa, o autor nos guia na análise da estrutura física do espaço urbano, onde as categorias público e privado ganham vida. Surgindo ainda uma categoria intermediária, composta pelos condomínios fechados. Aqui, desvendamos por que as crianças dessa região optam por determinados espaços, conhecendo o como e quando elas interagem, brincam, descansam, estudam ou se deslocam pela cidade, permitindo-nos compreender melhor a forma singular como essas crianças habitam o meio urbano.